Steve Biro diz que chegou a sentir ‘a brisa das asas’ da imponente águia que fotografou.
A perfeita fotografia feita ‘amadoramente’ pelo canadense.

Um fotógrafo amador canadense disse que está “maravilhado” com a repercussão mundial da imagem que registrou de uma águia-de-cabeça-branca (também conhecida como águia-americana ou águia-careca) em pleno voo.

Steve Biro tirou a foto de Bruce, a águia, na Canadian Raptor Conservancy, um santuário de aves de rapina na cidade de Ontário, no Canadá. Em seguida, publicou a imagem em grupos de fotógrafos no Facebook. A imagem rapidamente viralizou.

Na foto, a águia aparece em pleno voo sobre o rio e “olhando” para a câmera. Suas asas abertas tocam levemente a água, numa simetria perfeita. A imagem é uma das centenas que Biro tirou de Bruce no dia em que fez o registro.

“Ele está perfeitamente dentro do quadro; as duas asas estão tocando a água”, diz ele à BBC. “Aquela [fotografia] foi a que me pareceu mais especial. Mas não sabia qual seria a reação das pessoas”, acrescenta.

A foto chegou à primeira página da rede social Reddit e virou notícia em todo o mundo. As aves normalmente não se sentem perturbadas por fotógrafos que visitam o santuário. Mas Biro diz que a águia parecia estar meio irritada com o posicionamento de sua câmera. “Ele estava realmente tentando me afastar de onde eu estava”, diz.

“Senti a brisa das asas quando ele voou sobre mim. As outras pessoas que estavam lá ficaram assustadas quando ele veio na minha direção. Foi realmente muito emocionante”, declarou.

Biro conta que, assim que se levantou da pedra onde estava sentado, Bruce voou e sentou no local. Biro confessa ter uma “queda” por imagens de pássaros. “Há algo neles que para mim é cativante”, diz.

“A maneira como caçam, a maneira como interagem. Às vezes, você os observa fazendo coisas. Eles são brincalhões, assim como as crianças. É incrível como podemos ver características humanas nos pássaros – e nos animais em geral”.

Ele diz também que a fotografia o desafia a ver o mundo “como se fosse criança de novo”.

As águias-de-cabeça branca são nativas da América do Norte. Nos Estados Unidos, onde é o símbolo nacional, a ave faz ninhos em mais da metade do país. No Canadá, é mais comumente encontrada na Colúmbia Britânica, nas pradarias e em partes de Ontário.